Shopee cresce mais de 300% no Dia do Consumidor

A Shopee divulgou os resultados que obteve com as ações realizadas para o Dia do Consumidor. A empresa informou que teve um aumento de 300% de compradores e de 290% no número de novos vendedores e marcas.

O Dia do Consumidor, “comemorado” no dia 15 de março, é a primeira data do ano de grande movimento para as varejistas.

Segundo dados do Neotrust, o e-commerce brasileiro registrou faturamento de R$ 722 milhões, um crescimento de 22% em comparação à data no ano passado.

Resultados da campanha
A Shopee teve mais de 470 mil menções no Twitter no dia do consumidor. Para promover as vendas, o marketplace disponibilizou cupons de desconto, promoções, ativações nas redes sociais e também passou a aceitar o Pix como forma de pagamento.

Segundo a empresa, as categorias que mais se destacaram foram a de casa e lazer; saúde e beleza e, por fim, de roupas femininas.

Entre as cidades com maior número de vendas estão São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, na região Sudeste do país. Mas foi na região Nordeste em que o número de pedidos mais cresceu, nos estados de Alagoas, Pernambuco e Sergipe.

Segundo Felipe Piringer, responsável pelo marketing e estratégia na Shopee, o propósito de todas as ações de marketing da empresa é “proporcionar uma experiência de compras fácil, divertida e segura para os usuários e, ao mesmo tempo, alavancar as vendas dos empreendedores brasileiros na nossa plataforma”.

A campanha do Dia do Consumidor foi a primeira grande ação do ano da empresa seu planejamento foi pautado em criar uma conexão do público com a marca. Por isso, a Shopee apostou no grupo Barões da Pisadinha com um jingle paródia, além de desenvolver ações com mais de 20 influenciadores.

As ações contaram com ativações nas redes sociais e o lançamento da Shopee Live, plataforma de live commerce dentro aplicativo.

Estratégias para manter o crescimento
Para manter um crescimento sustentável, Felipe Piringer diz ser importante uma combinação de fatores, que vão desde o propósito da empresa até a continuidade de ações voltadas para os vendedores e consumidores ao longo de todo o ano.

“Nossas campanhas de marketing alavancam vendas e tráfego para os nossos vendedores. Possuímos uma equipe local construindo todas as nossas campanhas e ativos em todos os nossos canais. Já para consumidores, alguns dos benefícios são os cupons de frete grátis e de desconto, ofertas-relâmpago, assim como promoções em datas comemorativas como o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal, Black Friday, entre outros”, explica.

Pensando em manter o engajamento do cliente e o crescimento da plataforma, a Shopee oferece benefícios ao longo de todo o ano, além de pensar em experiências de compra aliadas ao entretenimento, por meio de jogos que geram cashback, por exemplo.

“Possuímos também uma variedade de produtos locais e internacionais em mais de 30 categorias disponíveis na plataforma”, diz Piringer.

Dicas para estratégias efetivas em datas comemorativas
Piringer destacou alguns pontos aplicados na Shopeee que são fundamentais para a efetividade das estratégias para empresas que atuam no mesmo ramo:

  • Foco na experiência de compra do consumidor;
  • Ações para tornar as compras mais fáceis, seguras e divertidas;
  • Meios de pagamento diversos;
  • Engajar o público;
  • Conteúdo personalizado para cada campanha.

“Outra dica que posso dar é desenvolver uma estratégia de marketing que esteja conectada de fato com o seu negócio e com o seu propósito, que tenha a cara da sua marca, sem a pressão de estar presente em todas as datas comemorativas simplesmente porque todas as empresas estão fazendo”, finaliza.

Fonte

Deixe seu comentário