Potencializar vendas com IA aplicada ao e-commerce

Neste primeiro trimestre de 2023, o ChatGPT foi motivo de polêmicas nas redes e causou discussões acerca de uma suposta substituição de colaboradores por essa tecnologia.

O ChatGPT é um modelo de linguagem artificial treinado pela OpenAI. Ele é baseado no modelo GPT-3 (Generative Pre-trained Transformer 3) e foi projetado para gerar texto de forma autônoma. No entanto, ele não é a única forma de inteligência artificial (IA) disponível para facilitar o dia a dia das lojas online.

A IA baseia-se em algoritmos de computação, estatística e aprendizado de máquina, é capaz de aprender, entender linguagem natural, tomar decisões e solucionar problemas. Logo, pelas suas aplicações e funcionalidades tão versáteis, a inteligência artificial é com certeza uma forte tendência para o e-commerce em 2023.

Um case que ilustra bem o sucesso da inteligência artificial é o Carrefour em 2020. Através da aplicação de softwares para analisar os KPIs com mais facilidade e o desenvolvimento de serviços como a CARINA, uma espécie de assistente digital para o consumidor, as vendas do marketplace cresceram 61,7% comparadas ao mesmo período de 2019, representando 21,6% do GMV total no terceiro trimestre.

As vantagens da aplicação da IA no comércio online são:
– Aumento da eficiência;
– Aumento da competitividade no mercado;
– Automação de tarefas manuais repetitivas;
– Análise de dados em larga escala;
– Otimização de processos de negócios;
– Melhora da experiência do cliente;
– Identificação de novos mercados e oportunidades de negócios;
– Personalização de oferta de produtos e serviços;
– Facilitação na tomada de decisões;
– Antecipação de ações;
– Auxílio na comunicação interna entre os times;
– Levantamento de dados de consumidores que possuem argumentos sobre sua marca;
– Análise de comportamento de clientes.

As ferramentas de inteligência artificial nos e-commerces já estão em alta e, às vezes, as utilizamos sem nem perceber. Segundo uma pesquisa realizada pelo Fórum Digital Consumidor Moderno, 75% das empresas já utilizam inteligência artificial.

A seguir, 14 aplicações práticas da inteligência artificial no E-commerce:

1. Reconhecimento de voz e imagem
Muito utilizada em assistentes virtuais para resolução de problemas com clientes.

2. Chatbots
Um chatbot pode responder perguntas de usuários por meio de conversas de texto ou voz sobre produtos, ajudar a navegar pela loja virtual, encontrar informações logísticas sobre pedidos e trocas, além de oferecer assistências 24 horas e atendimento personalizado, quantos dias da semana forem necessários.

3. Recomendações de produtos e serviços
Os algoritmos de machine learning analisam dados sobre os comportamentos de compra dos usuários. Essa análise é baseada em histórico de compras, pesquisas, preferências do usuário e itens visualizados.

4. Automação de processos de negócios
Processamento de dados, geração de relatórios e tomada de decisões.

5. Recuperação de carrinhos abandonados.
Através do e-mail marketing, é possível identificar esses casos e oferecer conteúdo personalizado para a caixa de entrada daquele consumidor, dando assim uma chance de conseguir a conversão.

6. Campanhas de tráfego pago
A IA também está presente nos algoritmos usados para segmentar o público-alvo em grupos distintos. Ela é capaz de distinguir características demográficas, comportamento e preferências. Também é ideal para personalizar e otimizar mensagens de e-mail e melhorar assim a taxa de conversão.

7. Prever vendas futuras com base em dados históricos e tendências de mercado
Os algoritmos de aprendizado de máquina podem prever a probabilidade de um cliente cancelar ou interromper seu relacionamento com a empresa.

8. Precificação de produtos
A IA coleta e analisa dados de vendas internos e externos, faz comparações dos preços com os da concorrência e define o preço ideal das mercadorias de forma automática.

9. Automação de armazéns
Por meio desse recurso, é possível facilitar a logística do e-commerce através de uma melhor categorização e classificação dos produtos. Se atuar em conjunto com a geolocalização, também proporciona uma entrega muito mais rápida e fretes mais competitivos.

10. Busca Inteligente
Algumas das propriedades da busca inteligente para e-commerce são:
– Velocidade
– Similaridade fonética
– Busca por cor automatizada
– Busca comportamental
– Busca por voz
– Busca por imagem

11. Experiência personalizada
De acordo com o Consumer Trends 2023, 72% do público esperam que as empresas saibam identificar seus interesses e ofereçam produtos e serviços compatíveis. A IA permite oferecer experiência de compra única para cada cliente, por exemplo: retenção de itens no carrinho entre acessos, sugestão de produtos baseada em localização e faixa etária, e envio de e-mails de remarketing em casos de carrinho abandonado.

12. Excluir comentários falsos
Através da IA, é possível deletar automaticamente comentários que não tenham sentido ou que abordem conteúdo falso.

13. Criação de textos e imagens
A inteligência artificial nas empresas também pode ser aplicada em um contexto mais criativo no seu e-commerce:
– Com a ajuda de algumas aplicações como o ChatGPT, é possível descobrir quais os melhores títulos, descrições e palavras-chaves para produtos. Isso tudo já otimizado para SEO e validado pela análise de dados da ferramenta.
– As imagens da sua loja virtual também podem ser aperfeiçoadas pela IA através de ferramentas como o Midjourney, que é capaz de criar banners, mockups de produtos e similares – tudo isso a partir de comandos textuais.
– Ainda no tópico visual, aplicações como o Watermark Remover e o ClipDrop podem otimizar suas fotos, deixando-as mais atrativas para seus clientes.

14. Bloqueio de fraudes online
A inteligência artificial consegue usar análises preditivas e aprendizado de máquina contra fraudes e golpes nos serviços financeiros, bem como na detecção de ameaças cibernéticas.

Assim, a inteligência artificial, que existe desde os anos 50, possui bastante benefícios para empresas de vários segmentos, inclusive o comércio online.

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