O que deve ou não ser automatizado no e-commerce?

A automação no e-commerce é uma realidade cada vez mais presente no dia a dia das empresas. Com o auxílio de ferramentas e softwares, é possível otimizar tarefas repetitivas e manuais, liberando tempo e recursos para que os empreendedores foquem nas atividades mais estratégicas.

No entanto, muitos empresários ainda têm dúvidas sobre o que deve (ou não) ser automatizado no e-commerce. Para desmistificar esse tema, neste artigo, vamos abordar os principais benefícios da automação, bem como os processos que podem ser otimizados com essa tecnologia.

Benefícios da automação
A automação de tarefas permite que os colaboradores se concentrem em atividades mais estratégicas, aumentando a produtividade da empresa. Além disso, ela pode ajudar a reduzir custos com mão de obra, pois elimina a necessidade de contratação de funcionários para realizar tarefas repetitivas.

A automação também pode ajudar a melhorar a experiência do cliente no e-commerce, oferecendo um atendimento mais rápido e eficiente, ajudando a aumentar as vendas, pois permite que as empresas segmentem melhor seus clientes e ofereçam ofertas personalizadas.

Processos que podem ser automatizados
A automação pode ser aplicada a uma ampla gama de processos no e-commerce. Com o processo de gestão de estoque automatizado, o empresário tem em mãos a facilidade de controlar o estoque, evitando a falta de produtos em um momento crítico de vendas, como a Black Friday. Essa ferramenta de automação pode ser utilizada para monitorar os níveis de estoque e enviar alertas quando os eles estiverem baixos, evitando a ruptura de estoque.

Desfrutar de um processo ágil desde a compra até a expedição do produto é o sonho de todo empresário de e-commerce. E toda essa otimização é resultado de outro benefício que a automação oferece. Por exemplo, uma ferramenta de automação pode ser utilizada para automatizar tarefas como a confirmação da compra, o cálculo do frete, a geração do código de rastreamento e até mesmo o atendimento inicial de pós-venda.

Oferecer um atendimento rápido e eficiente é essencial para o crescimento saudável de um e-commerce. Por meio de chatbots ou outros recursos de autoatendimento, a automação também pode ajudar nesse quesito. Por exemplo, um chatbot pode ser utilizado para responder a perguntas frequentes que antecedem a compra ou resolver interações simples com o cliente referente ao produto adquirido.

Possuir um ótimo produto é importante, mas é necessário encontrar o cliente ideal. A automação pode ajudar a segmentar melhor os clientes e oferecer ofertas personalizadas, por meio de campanhas de e-mail marketing ou remarketing. Por exemplo, uma ferramenta de automação pode ser utilizada para segmentar os clientes por interesses ou comportamentos, e enviar ofertas personalizadas de acordo com as preferências de cada um.

O que não deve ser automatizado
Apesar dos benefícios da automação, é importante ter cuidado para não automatizar tarefas que exigem um toque humano. Em casos de dúvidas ou problemas complexos, por exemplo, é importante que o cliente possa falar diretamente com um atendente humano, para que o impasse seja solucionado de forma ágil e rápida.

Explorar todos os benefícios da automação pode ajudar o seu e-commerce a melhorar a produtividade, reduzir custos e impulsionar o crescimento do seu negócio.

Fonte

Deixe seu comentário