Novo recorde: Mercado Livre tem receita líquida de US$ 2,7 bi

O Mercado Livre, considerado o maior e-commerce da América Latina, atingiu um novo recorde de receita total no terceiro trimestre de 2022. Neste caso, a receita líquida alcançou US$ 2,7 bilhões no terceiro trimestre, crescimento de 44,9%, em dólar, e de 60,6% em moeda constante, na comparação com o mesmo período de 2021. O Brasil representa cerca de 53% da receita líquida total do Mercado Livre, tendo alcançado US$ 1,4 bilhão e aumento de 33,9%.

A partir do crescimento constante das margens brutas, ano a ano e trimestre contra trimestre, o lucro bruto do Mercado Livre foi de mais de US$ 1,3 bilhão, aumento de 67,1% em dólar na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já a receita operacional atingiu US$ 295,9 milhões, crescimento de 84,5% em dólar, atingindo novo recorde no trimestre.

O lucro líquido da empresa, por sua vez, bateu os US$ 129 milhões, alta de 35,8% — com melhora na margem total, ano contra ano, e resultando em lucro líquido de US$ 2,57 por ação, 33,8% acima na mesma comparação. A geração de caixa se manteve muito forte, a US$ 724 milhões, principalmente devido à expansão da margem e às contínuas melhorias na gestão do capital de giro. A posição total de caixa cresceu US$ 275 milhões neste trimestre, incluindo um aumento no financiamento de terceiros para o negócio de crédito.

Lucro líquido do e-commerce Mercado Livre
A receita líquida do negócio de commerce aumentou 19,6% em dólares na comparação anual, para US$ 1,5 bilhão. Apesar da maior retomada do varejo físico na região, chegou a 42 milhões o total de compradores únicos no trimestre, que cresceu 9,6%. A quantidade de itens adquiridos por comprador se manteve no mesmo patamar dos trimestres anteriores.

Já a receita líquida de fintech cresceu 93,7% em dólares, chegando a US$ 1,2 bilhão, ano contra ano. Portanto, permanece acima da marca de US$ 1 bilhão pelo segundo trimestre consecutivo — segundo a empresa, graças ao desempenho e receitas provenientes dos serviços financeiros e do negócio de crédito.

Mais de 40 milhões de usuários únicos no Mercado Pago
No terceiro trimestre, o Mercado Pago ultrapassou 41,6 milhões de usuários ativos, alta de 31,6%, com crescimento em todos os mercados da região. Pela primeira vez, o total de usuários únicos ultrapassou a barreira dos 40 milhões — somente nos últimos 12 meses, mais de 10 milhões de novos usuários foram adicionados. No Brasil, Argentina e México impulsionam ainda esse desempenho os pagamentos via código QR, transferências dentro do ecossistema e aumento do número de usuários de crédito.

Mais números do marketplace
O volume de vendas (GMV) do marketplace atingiu US$ 8,6 bilhões no terceiro trimestre, crescimento de 17,8%, em dólar, e de 31,5% em moeda constante. Ao todo, foram vendidos 284,3 milhões de itens, sendo 6,7 itens por comprador. O volume total de anúncios registrados na plataforma chegou a 329,6 milhões.

Vale acrescentar que os três principais mercados entregaram sólido crescimento no volume de vendas no período: Brasil avançou 20%, México 23% e Argentina 87% em moeda constante. O Brasil se destaca na região com crescimento de 20,5% no GMV, em moeda constante, e 150 milhões de itens vendidos no período.

Quantidade de produtos enviados
Na região, 275,7 milhões de itens foram enviados, aumento de 11,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Seguem significativos os avanços na execução e velocidade do Mercado Envios, cuja penetração atingiu 98,9% de toda operação, acima dos 97,4% registrados no mesmo trimestre de 2021. Desse total, mais de 91,9% corresponde à rede gerenciada do Mercado Livre — sendo 40,2% dos envios via modelo fulfillment. Do volume geral de mercadorias, cerca de 80% foi entregue em até 48 horas e cerca de 55% no mesmo dia ou no dia seguinte à compra.

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