Durante o final de semana da Black Friday, o e-commerce brasileiro movimentou mais de R$ 8 bilhões – o período analisado diz respeito a madrugada de quinta-feira (28), às 00h, e a manhã de domingo (1), às 6h59. O faturamento cresceu 11% em relação ao ano anterior, impulsionado pelo aumento de 12% no volume de pedidos, que totalizou 14,4 milhões.
O ticket médio das compras foi de R$ 555,17, registrando uma leve redução de 0,8% em comparação com 2023. Os dados são da plataforma Hora a Hora, desenvolvida pela Confi.Neotrust, em parceria com a ClearSale.
Segundo o levantamento Hora a Hora, os produtos mais vendidos foram: eletrodomésticos (16,6%), eletrônicos (11,6%), telefonia (9,9%), moda e acessórios (7,2%) e itens de ar e ventilação (6,5%).
No quesito formas de pagamento, o cartão de crédito liderou com 62,5% das transações, seguido pelo PIX (25,5%), boleto bancário (7,9%) e outros meios (4,1%), como carteiras digitais, cashback, débito e vales.
O perfil do consumidor revelou que 50,8% das transações foram realizadas por mulheres, enquanto os homens representaram 49,2%. Em relação à faixa etária, a maior parte das compras foi feita por pessoas entre 36 e 50 anos (41,2%), seguidas por consumidores de 26 a 35 anos (31,3%), acima de 51 anos (18,1%) e até 25 anos (9,4%).
“Após uma Black Friday 2023 marcada por retração, o cenário do varejo digital brasileiro passou por uma transformação significativa. Atualmente, o e-commerce representa cerca de 10% do varejo nacional, um percentual ainda distante dos 16% observados no mercado norte-americano. Isso evidencia um vasto potencial de crescimento para os próximos anos”, analisa Juliana Lorenzetti, diretora de Growth da Neotrust.