7 lições que e-commerces devem aprender com grandes varejistas

No momento, as pequenas lojas online precisam encontrar formas de se destacar e vender mais, seja diante das dificuldades do atual cenário econômico, ou das robustas estratégias de grandes lojas e suas estruturas grandiosas. Confira sete lições dos grandes varejistas que podem ser aproveitadas por todos os tipos de e-commerce, incluindo os pequenos.

1 – Relação entre loja e estoque
O principal cuidado que deve ser tomado é a relação entre estoque/loja. Muitas lojas pequenas costumam ter menos controle dos pedidos em relação ao que está disponível, criando o tipo de problema mais comum na venda online, que é ter um produto disponível no site, mas que já teve todas as unidades vendidas. É por isso que o primeiro passo é ter muito bem afinada a comunicação entre a equipe do site e a do estoque.

2 – Faça mensuração das vendas
Na hora de anunciar, não se esqueça de acompanhar os anúncios e o retorno que eles trazem. A mensuração do que cada canal traz de conversão, incluindo anúncios e divulgação orgânica nas redes sociais, é primordial para que a loja saiba onde tem mais retorno de investimento. Com base nestas análises, vai ser possível aumentar ou reduzir os investimentos, valorizando os que dão mais retorno.

3 – Entenda a necessidade dos clientes
Toda loja online precisa compreender o cliente e suas necessidades, e isso é ainda mais fácil para as pequenas lojas, já que elas possuem mais proximidade com quem compra. E elas devem se aproveitar disso. Aproveite desta vantagem: faça um descritivo diferenciado, um bom e-mail, e fotos mais personalizadas dos produtos, por exemplo.

4 – Ofereça um serviço personalizado
Faça o que um grande site não consegue fazer! Acredito que a grande sacada do pequeno e-commerce é oferecer um serviço de qualidade, com preço justo ou até menor, se possível, mas com um valor agregado que permita ao consumidor falar bem da marca e do serviço. Se for possível, ofereça pequenos brindes ou presentes aos clientes como forma de se diferenciar. Isso já mostra uma dedicação maior ao consumidor, que gosta de ser bem atendido.

5 – Aposte nas milhas e gamefication
Uma das estratégias de growth hacking mais importantes que tenho visto na empresa é o oferecimento de “milhas” ou “cupons de desconto”, com ofertas progressivas conforme o cliente faz a compra.

6 – Invista em Google e Facebook
Se tem uma regra que funciona para todo mundo, é esta: todo e-commerce precisa apostar em anúncios no Facebook Ads e no Google Adwords. Eles segmentam o público, alcançando-o de formas diferentes.

7 – Aposte em vídeos e imagens
Eu sei que a produção de vídeos pode ser mais cara, mas vale a pena investir na produção de vídeos sobre os produtos, e ainda produzir imagens mais criativas e de alta qualidade. Este tipo de investimento vai atrair mais público de acordo com as estratégias de SEO, e se o conteúdo for sobre os produtos com mais faturamento ou receita, você vai conseguir fazer com que eles vendam mais!

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